22 anos de pesquisa não mostrou superioridade do modelo de ensino PBL em relação ao modelo tradicional de ensino em cursos de medicina

pinoquio - nariz à direitaUma pesquisa publicada  recentemente  pela Med Teach. 2010 Jan;32(1):28-35  com análise de 30 trabalhos com a metodologia PBL  (1985-2007 ) não evidenciou superioridade em relação ao modelo tradicional de ensino em cursos de medicina.

A tão propalada superioridade do PBL não foi corroborada por  pesquisadores que avaliaram 30 cursos pré-clínicos nos  Estados Unidos.

Sendo assim, o marketing dos últimos anos em instituições brasileiras parece estar com os dias contados em apontar o PBL muito superior ao modelo tradicional de ensino.

Sem contar que a infraestrutura alienígena é muito superior ao que temos em nossas instituições de ensino superior.

Aos que bafejavam a superioridade insofismável do PBL, o trabalho colocou uma pá de cal nos ufanistas defensores do mesmo.

O “PBL made in Brazil”  parece estar  agora acometido de degenerescência e falácias sofismáticas em seus últimos 22 anos de anos de jornada em faculdades de medicina.

Ensino sem professor !

Ensino sem aulas!

Ensino sem laboratórios  em disciplinas básicas!

As pesquisas mostraram que o modelo PBL não é superior ao modelo tradicional.

Fico imaginando um curso de arqueologia no PBL.

As múmias devem ser manequins a serem retirados dos sarcófagos…

Múmias de resina…

Seria anacrônico…

Imagine o modelo PBL de ensino em uma Academia Militar – curso superior para a formação técnica de delegados e policiais.

Não haveria professor para ensino de leis e aulas de tiros ?

O policial  aprende atirando sozinho sem instrutor ?

Somente ensino  tutorial para formar soldados (incluindo bombeiros que não  precisariam de aulas práticas de natação, rapel etc.) ?

Imagine um urso de piloto de aviação no formato PBL.

Só lendo na biblioteca as apostilas de aviação ?

Sem aulas de voos.

Deve  ser surreal um curso assim…

Enfim, a verdade apareceu.

O modelo tradicional  de ensino ressurge como se  nunca a universidade o tivesse  esquecido.

No mínimo, o ensino tradicional mesclado a pedagogia que se utiliza de métodos ativos de ensino-aprendizagem.

Abandonado jamais !

Os ufanistas defensores do PBL  nos devem uma explicação.

E como devem uma explicação !

Um duro golpe nos defensores do PBL no ensino universitário em cursos de medicina.

O ensino público  superior não pode cair em qualidade.

Ou, ser subjugado por modismos de ensino.

Com ares de vanguarda pedagógica.

Enquanto isso…

A espera que cansa, e que nos adoece a cada dia…

Uma reforma no ensino urgente…

Estamos Perdidos no Espaço (série de sucesso de TV nos anos 60 nos Estados Unidos) ?

Jonatham Harrris, ator dessa série  de TV,  que fazia o personagem do Dr. Smith, talvez pudesse nos ajudar se ainda estivesse vivo.

Dr.  Smith sempre tinha a solução…

“Nada tema, com Smith não há problema”.

Sem  tradução, mas no original:

“Never fear, Smith is here”.

DR SMITH- PERDIDOS NO ESPAÇO“‘Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter”.

Theodore Roosevelt

2 comentários em “22 anos de pesquisa não mostrou superioridade do modelo de ensino PBL em relação ao modelo tradicional de ensino em cursos de medicina”

  1. Sou seu colega formado na PUC sorocaba em 1984 (29 turma – modelo tradicional).
    Parabens pelo conteudo e analise profunda do PBL. Estou vivendo essa situacao em
    familia – minha filha primogenita esta cursando Med PBL e o filho Med tradicional. So
    nao trancamos sua matricula porque fez 2 anos e meio de cursinho para entrar na fa
    culdade. E necessario mudar este cenario, e atraves de seu site e do site da medici-
    na UEL tenho sugerido a amigos que direcionem preferencialmente o vestibular para
    as faculdades que ainda mantem o sistema tradicional (que sempre foi eficaz). Con-
    tinue assim e novamente meus parabens.

  2. A cada dia que passa,eu vejo como o senhor é uma pessoa engajada,centrado em suas idéias,dedicado,persistente e verdadeiro.Está realizando um trabalho corajoso e independente,digno de quem trabalha por ideologia própria e convicto com suas idéias.É incisivo naquilo que faz,e critíca com ética a situaçao da faculdade.Não descansará até que as coisas certas sejam estabelecidas na FAMEMA.Pelo bem de uma faculdade que oferece um ensino gratuíto de medicina a sociedade,de acordo com os direitos do cidadão naquilo que tange aos direitos a saúde e educação gratuitos e de qualidade,de acordo como é estabelicido na constituiçao de 1988.
    Parabéns mais uma vez,pela coragem,pela ousadia e pelo espírito de ética,quando vê uma faculdade abandonada, e que tem que ser melhorada para o bem de toda a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *