A medicina brasileira perde um de seus ícones: Nelson Figueiredo Mendes

nelson figueiredo mendes 2012Neste dia 07 de julho de 2015 ocorreu o falecimento do “Cidadão Mariliense” – título outorgado pela Câmara Municipal de Marília em 2012 – na cidade de São Paulo.

Nascido em São Paulo se mudou para Marília a fim de exercer a docência na Faculdade de Medicina da Unimar, além de gestão administrativa no Hospital Universitário.

Formou-se em medicina pela USP (Universidade de São Paulo), e em 1966, cursou pós-graduação na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. e na década de 1990 cursou Direito na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo.

Em 2006 escreveu o livro Responsabilidade ética, civil e penal do Médico pela Editora Sarvier.

Públicou inúmeros artigos científicos, e orientou mestrado e doutorado para alunos.

Como fato histórico em sua brilhante carreira foi o de no ano de 1966, associou-se à Unidade Transplante Renal, depois de dois anos de estudos nos Estados Unidos, na qual criou o serviço de imunologia de Transplante Renal na Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo, e então, a partir de 1968, foram realizados os primeiros testes de prova cruzada, pré-transplante, a tipagem HLA.

Estive em sua homenagem em 2012 na Câmara Municipal de Marília, e tive a honra de ter sido Coordenador de Clínica Médica entre 2002 e 20003 ao lado do professor doutor Nelson Figueiredo Mendes.

Os meus mais sinceros pêsames aos familiares pela perda do amigo e professor Nelson Figueiredo Mendes.

NELSON MENDES - CLOSE 2012

 

Uma opinião sobre “A medicina brasileira perde um de seus ícones: Nelson Figueiredo Mendes”

  1. O Nelsinho {Nelson Figueiredo Mendes) era meu primo. Desde pequeno ele já se destacava pela sua inteligencia fora do comum para sua idade. Apesar da diferença de idade; eu bem mais velho, aprendi alguns valores da vida com ele. Sinto não ter tido mais contato com ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *