Cefaleias Primárias. Seminário. Curso de Medicina da Famema

cefaleia - camiisa brancaSeminário sobre Cefaleias Primárias apresentada pelo Dr. Leonardo Medeiros no Ambulatório de Cefaleia – Ambulatório Mario Covas – disciplinas Neurologia e Educação em Ciências da Saúde no ano de 2010.

A cefaleia é um sintoma universal no ser humano.

Estima-se que 90 a 100% das pessoas terão algum tipo de dor de cabeça ao longo da vida.

As cefaleias são divididas em primárias e secundárias.

As cefaleias primárias mais comuns são: enxaqueca, cefaleia de tensão, cefaleia em salvas.

Outras formas menos comuns de cefaleia primaria incluem a hemicrania continua, a cefaleia nova diária e persistente, cefaleia do esforço, cefaleia da tosse, cefaleia por estímulo frio, hemicrania paroxística crônica.

Cefaleias secundárias são aquelas causadas por alguma outra doença, tal como tumores cerebrais, traumatismo craniano, meningites, acidente vascular cerebral , hidrocefalia, e aneurismas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) apontou a enxaqueca como a quarta doença crônica mais incapacitante no mundo, atrás apenas da tetraplegia, psicose e demência.

Calcula-se que nos Estados Unidos, o governo calcula perder US$ 12 milhões por ano com funcionários que faltam ao trabalho por causa da patologia.

Quanto à prevalência da enxaqueca, ataca mais as mulheres do que os homens: estudos mostram que de 15% a 18% das mulheres e 6% dos homens apresentam sintomas característicos da doença.

Na população em geral, a incidência atinge 11%.

E, embora o primeiro ataque possa acontecer até na velhice, o mais comum é surgir já na adolescência.

A enxaqueca é uma cefaleia benigna, isto é, não está relacionada a tumores ou outras moléstias graves.

Na crise, o paciente pode sentir intolerância à luz e barulhos ou cheiros, náuseas e ou vômito e tonturas.

A dor é pulsátil ou latejante, ocorrendo de um lado da cabeça, ou alternando de um lado para outro durante os episódios. A duração vai de 4 a 72 horas e costuma piorar com esforço físico e melhorar com repouso e sono.

Algumas pessoas podem sofrer com perturbações visuais (enxergar pontos luminosos) ou formigamentos em alguma parte do corpo.

A Sociedade Internacional de Cefaleia reconhece mais de 150 modalidades de dor de cabeça, e a enxaqueca é uma delas.

Trata-se de uma doença transmitida por meio de genes, que pode ou não causar crises de dor de cabeça, ou seja, o indivíduo pode ter  enxaqueca sem apresentar dor.

Em cerca de 15% dos casos, o quadro de dor é precedido por uma aura premonitória que envolve sinais neurológicos ,como as alterações visuais.

Para caracterizar a enxaqueca e ter certeza do diagnóstico, é necessário apresentar mais de dois dos sintomas: dor unilateral, dor de intensidade média ou forte, latejamento e piora com a movimentação; e um dentre os sinais náusea ou vômito, fotofobia (sensibilidade à luz) e fonofobia (desconforto provocado por sons) e ou osmofobia (intolerância a cheiros).

O diagnóstico é feito em consultório, com levantamento de dados do histórico e exame neurológico normal.

Acredita-se que, em média, 2/3 dos portadores que recebem tratamento preventivo se beneficiam com redução de 50% no número de ataques.

Tratamento em duas colunas: podemos usar medicamentos como neuromoduladores, tais como antidepressivos tricíclicos, anticonvulsivantes e antagonistas de cálcio.

Por fim, na hora de cuidar da crise propriamente dita, o médico pode utilizar triptanos  ou anti-inflamatórios combinado com analgésicos.

O Ambulatório de  Cefaleia recebe encaminhamentos de usuários do SUS  do Departamento Regional de Saúde IX do Estado de São Paulo.

Lutemos por uma Saúde Pública de qualidade !

sus - logo azul grande

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *