Famema 2012. 15 anos depois da implementação do PBL na Famema

Em apertada síntese, tento mostrar que o PBL da Famema vai de mal a pior.

Sem aulas magnas.

Sem laboratórios  de  ensino.

Sem tutorias em tempo superior a 3 horas  que os idealizadores do PBL tanto gostam.

Uma delas, uma aluna do segundo ano de medicina me disse,  demorou menos de  uma hora.

Sem conferências atualizadas para temas de saúde  importantes para a formação médica.

Os alunos cansaram do “PBL made in Famema”.

O PBL como ferramenta de ensino é mais uma opção de ensino.

Não um fim em si mesmo.

Nada contra o PBL.

Mas, o PBL da Famema não posso aceitar.

Impossível se calar e não entrar na luta conjuntamente com os alunos para um ensino superior de qualidade em uma faculdade pública, ou seja, mantida com recursos públicos.

A mudança na pedagogia implementada na Famema acarreta invariavelmente a resistência por docentes da  instituição  pelo modelo tradicional de ensino,  contudo o fato de se não corrigir o atual modelo PBL implantado na Famema determinou ruptura entre alunos e a Diretoria de Graduação em 2011.

Quero deixar claro aos alunos da Famema, e ex-alunos, que fazer um curso de Medicina é muita responsabilidade, e não se pode oferecer  conteúdos mínimos de ensino, mas  sim o indispensável, e da melhor qualidade para os futuros profissionais de saúde .

Professores capacitados.

E não apenas simpáticos.

Comprometidos, e não licenciosos …

Sérios em ensinar.

Sérios em cobrar resultados por meio de provas e atividades práticas, e não somente aplicar conceitos subjetivos de avaliação: conceito satisfatório e ou conceito insatisfatório.

Educação em Ensino Superior é  muita responsabilidade para o professor universitário.

Tivemos grandes alunos formados aqui no modelo tradicional.

Vamos declinar:

Ramon Sabaté Manubéns (docente de anatomia aposentado), Jackson Cioni Bittencourt (docente de anatomia – USP), Gerson Chadi (docente de anatomia USP), Olavo Ribeiro Rodrigues (docente – Faculdade de Mogi das Cruzes – disciplina  tórax), Orlando de Castro Silva e  Júnior  (docente gastroenterologia – USP), e tantos outros notáveis ex-alunos.

Alguns companheiros da turma de 1988, inclusive, e que hoje são docentes aqui:

Osmi Hamamoto, Maria Isabel  Gonçalves,  e outros profissionais que aqui trabalham na instituição.

Grandes profissionais.

Formados no modelo tradicional.

Eu me formei assim…

Não temos nada contra o PBL,  ou ABP  como queiram.

Mas, o PBL  da Famema traduz sucateamento da educação.

Poucos  professores, sem salas de aulas (só tem um local de conferência), professores sem salas individuais de trabalho, sem laboratórios  de ensino  (patologia, imunologia, parasitologia, histologia, microbiologia, farmacologia, etc.).

O  laboratório de anatomia funciona nos porões do Hospital das Clínicas de Marília.

Aliás, todos os prédios são alugados.

Ainda, somado a isso, uma dívida de aproximadamente de R$ 500 milhões com o Estado, em análise da CNPJ da Fumes e CNPJ Famema.

Apesar de tudo, a Famema ainda consegue fazer assistência com eficiência (fazer muito com pouco dinheiro).

Será que existem prédios próprios para ensino na autarquia Famema ?

O  prédio da antiga CPFL, no qual funciona a Secretaria Geral e a Unidade de Educação é alugado, da mesma maneira como o Carmelo, o qual é alugado da Curia Diocesana de Marília. Outrossim, o Ambulatório Mario  Covas é também alugado, e algumas residências alugadas ao derredor do Hospital das  Clínicas de Marília.

Fiz aqui minha graduação aqui na Famema.

Foi ótimo ter sido orientado pelos professores da época aqui 1983-1988.

Alguns ainda estão conosco:  Paulo Borini, Fred Ellinger, Luis Carlos da Silva, Spencer de Domenico Sornas, Daher Sabbag Filho, Djalma Vasquez e tantos outros.

Esses docentes que têm tanto conhecimento em suas disciplinas estão impedidos de  ensinar em aulas magnas.

É contra o método…reclamação 5Por quê ?

Não tenho resposta….

Fere  de morte o método  “PBL made in Famema” ?

São professores de grande capacidade.

Gostaria de ter aulas, seminários, e quem sabe a desejável reunião anátomo-clínica.

Implementada por mim, e pelo Dr Daher Sabbag Filho, em 2011,  e já  foi abortada na decolagem pela coordenadoria do curso de medicina.

Os docentes convidados gostaram  muito de terem ido às reuniões.

Eu feri de morte o método  “PBL made in Famema” ao realizar seminários no Ambulatório Mario Covas e nas reuniões anátomo-clínicas.

Muitos casos clínicos discutidos no segundo semestre de 2011.

A reunião anátomo-clinica é fundamental no ensino-aprendizagem.

Por que não existe mais ?

Não tenho resposta.

Fere de morte o método  “PBL made in Famema” ?

Bem,  diante de tanta insatisfação na faculdade, os alunos se reuniram e solicitaram melhorias no processo ensino-aprendizagem.

Tomaram uma decisão drástica !

Foram à direção.

Procuraram as redes sociais, postaram convocações nas redes sociais…

Foram inúmeras as convocações….

Os alunos queriam melhorias.

Convocaram assembleia pelo DACA.

Demos apoio aos alunos da graduação.

Alguns docentes – defensores ufanistas  do PBL da Famema, e não do original PBL modelo McMaster, não aceitam mudanças no ensino de graduação com aulas magnas e associando-se o PBL a outras ferramentas de ensino. 

O DACA pressionou politicamente à Diretoria Acadêmica por mudanças, após convocação pela rede social (facebook) por melhorias de ensino…

A temperatura do diálogo entre Diretoria de Graduação e alunos subiu e foi rompida em algum momento até a marcha dos alunos pela cidade de Marília.

Mudar o PBL da Famema era impensável .

Nem pensar, diriam os  mais incautos.

Por quê ?

Nota excelente no Enade.

Simples, a nota excelente no Enade.

Simples,  nota excelente no Enade.

Simples,  nota excelente no Enade.

E bom que se diga  que os alunos, ao se inscreverem, devem obrigatoriamente colocar o nome da instituição, na qual você faz o sexto ano do curso de medicina.

Como os alunos são muito inteligentes na Famema, pois já passaram no vestibular, e ainda como fazem o Med Curso – curso preparatório para ingressarem nas Residências Médicas – os alunos conseguem uma nota elevada no Enade (conceitos de 0 a 5).

Mérito dos alunos…

Mérito dos alunos…

Mérito dos alunos…

Os alunos que se empenham:

Louros da vitória para a Famema.

Louros da vitória para a Famema.

Louros da vitória para a Famema.

Essa é a realidade !

Alunos que pagam R$ 700,00 por mês para se apropriarem de conteúdos temáticos não oferecidos pela instituição.

A revolta era tão grande pelos alunos que o DACA sugeriu boicotar o Teste Progresso.

Foi o que aconteceu.

A Diretoria de Graduação prometeu mudanças…

O Jornal  – O Estado de São Paulo – também publicou tal posição dos alunos.famema - estadão 2

Os fatos não foram inventados por mim.

Dei publicidade.

Ou, não existiram ?

Teria eu inventado tais fatos ?

Há uma reivindicação do DACA à Diretoria de Graduação  ao movimento dos alunos intitulada :

Carta da Assembleia Geral do Estudantes de Medicina da Famema

Estou eu apontando falhas no ensino, ou os alunos da Faculdade de Medicina de Marília fizeram os apontamentos ?

O prazo para algumas mudanças estão se encerrando nesse mês de março de 2012.

A Direção Geral da Famema convocou reunião para dia 13/10/2011,  e prometeu melhorias, algumas de imediato, outras em curso, e ainda afirmou que a resolução final seria a incorporação da Famema pela Unesp.

Estamos aguardando ansiosamente por essa grande vitória : a encampação pela Unesp.

A  transação entre o DACA e a diretoria acadêmica pode ser vista na rede social – facebook.

Gostaria de estar dizendo que toda essa luta chegou ao fim.famema - estadão

E que instituição e alunos saíram vencedores.

Todos vitoriosos nessa luta pelo ensino.

Por ser eu um eterno apaixonado pela Famema, é que luto por reformas…

Parabéns aos alunos da medicina que lutaram bravamente por melhorias no ano de 2011.

Não desistir  jamais.

Lutar por um ensino melhor.

Docente tem que se dedicar ao ensino…

E não fingir ensinar…

Vamos fazer  uma reforma no modelo de ensino – modelo misto de ensino (aulas magnas, seminários, práticas em laboratórios e PBL).

Tradicional nas básicas e PBL misto do terceiro ano ao sexto ano.

Não estou discutindo assistência, pois com os poucos recursos do SUS repassados à instituição, o complexo Famema  faz  muito pela saúde da nossa cidade e região.

Lutemos por uma Famema melhor.

Fui orador da turma de 1988, e  vou seguir fielmente ao juramento de “Hipócrates” .

Enfim…

Ética sempre.

Ética sempre.

Ética sempre!

A paixão pode passar, mas o amor sempre fica.

É eterno !

Quem ama cuida.

Luto pela Famema com ou sem espinhos na minha relação de  docência na Famema no dia a dia !

“Acreditamos saber que existe uma saída, mas não sabemos onde está. Não havendo ninguém do lado de fora que nos possa indicá-la, devemos procurá-la por nós mesmos. O que o labirinto ensina não é onde está a saída, mas quais são os caminhos que não levam a lugar algum “.

Norberto Bobbio

27 comentários em “Famema 2012. 15 anos depois da implementação do PBL na Famema”

  1. Eu gosto do PBL, principalmente porque me sinto estimulado a estudar todas as semanas para as tutorias. Já fiz um curso superior no método tradicional (Engenharia Elétrica), com aulas que eu só entendia depois de ler as apostilas dos professores e/ou os xerox dos cadernos de amigos nas vésperas de provas. Faltava a quase todas as aulas, pois como não estudava antes de assisti-las, ficava boiando e, portanto, preferia ocupar meu tempo com outras coisas. Nesse sentido, apoio fortemente o PBL e a exigência das presenças acima dos 75%, mesmo quando não tenho disposição para estudar todas as questões e vou para as tutorias apenas como ouvinte. Todavia, acho que poderíamos ter um esquema misto de tutorias e aulas, principalmente nos primeiros anos em que estudados as matérias básicas, descritivas, tais como Anatomia, Embriologia, Histologia e Bioquímica. Gostaria de ter mais acesso aos professores dessas cadeiras, sem ter que formular perguntas (exigência para as consultorias) que muitas vezes não abrangem todo o conteúdo em que tenho duvida; gostaria de mais aulas práticas de anatomia; gostaria de fazer algumas atividades com animais (nunca dissequei uma rã ou fiz experimentos em ratos, apesar de achar que isso fosse essencial para estimular a curiosidade dos alunos que desejam fazer pesquisas como eu); gostaria de ver mais lâminas, aprender a manipular o microscópio e ter aulas de técnicas de laminação e coloração; gostaria de receber mais orientação dos professores sobre como estudar Medicina (pois precisamos recorrer aos veteranos); e gostaria de mais muitas outras coisas menos urgentes…
    Enfim, a FAMEMA tem algumas deficiências sim, mas também tem muitas qualidades. Não acho que minha aprendizagem está tão defasada com relação às demais instituições, porém concordo que precisamos e podemos melhorar. Acredito que uma discussão aberta e sem acusações entre alunos, professores dissidentes e coordenação seria a melhor maneira de atingirmos a excelência de que todos almejam, torço por isso!

  2. Bom dia professor,

    li sua postagem e minha angústia aumentou ainda mais. Acabei de ingressar como docente na UFS de Lagarto/SE. Antes era docente em uma faculdade particular que adotava um método híbrido (PBL misturado ao tradicional)… O fato é que na UFS todos os cursos da área da saúde são PBL, o primeiro ciclo é oferecido a todos os cursos em salas mistas. Dizem que é para nivelar o conhecimento. O problema é que esse nivelamento está sendo feito para baixo. A UFS de Lagarto tem o PBL como a menina do olhos, mas não oferece estrutura para o aluno se adequar ao método. Como professora me sinto desestimulada e de mãos atadas, pois qualquer mudança que tento implementar os demais docentes cerceiam e põem a culpa no método. Enfim, tenho uma boa formação e sinto que estou sendo impedida de compartilhar meu conhecimento com meus alunos… que ao contrário do que muitos dos meus colegas pensam, estão sedentos por conhecimento. A fala de alguns docentes é de que os alunos estão acostumados a receber tudo de mão beijada… isso me embrulha o estômago. Enfim… não enxergo uma luz no fim do túnel e acredito que vamos formar péssimos profissionais…
    Mas mesmo assim, gostaria de agradecer por compartilhar sua visão do acontece na FAMEMA e espero de coração que algo mude.
    Abraço.

  3. Milton, nunca fomos contra o PBL, você sabe disso! Mas sabe também que o PBL não é uma Filosofia de Ensino, antes, podemos dizer que é um método de ensino, uma ferramenta a ser utilizada dentro de uma Filosofia de Ensino. E é isto que emperra a qualidade do ensino na nossa querida FAMEMA: Nossos colegas e gestores não atentam para esta diferença. Mesmo que a classificação no ENADE, a ferida por uma prova, seja boa, não fica respondida a pergunta: Que tipo de médico queremos formar? Um descompromissado com a sociedade, já que ele avalia tudo de forma anônima? Um profissional que faz de conta o tempo inteiro? que foi preparado para resolver casos de papel? Que desenvolvem seu aprendizado em cenários inadequados, e possivelmente agirão também de forma inadequada com as pessoas que atendem? Que não conhece punição para seus erros? Não: O Mundo precisa de Filosofia e a FAMEMA também.

  4. Parabéns pela sua luta Dr. Marchioli, mas vai ai uma parte do discurso do Capitão Nascimento filme” tropa de elite 2.” E mesmo assim o sistema continuava de pé. O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses, cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiverem aí, ele vai resistir. . Não é à toa que acontece tanto escândalo em Brasília e que entra Governo, sai Governo, a corrupção continua. Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. ” O sistema é foda parceiro.”

    Abraços!!!

  5. Parabéns pela sua luta, com certeza não é em vão, seu amor pela Famema é visível a todos, o professor tem um papel fundamental no aprendizados dos alunos, e necessário professores comprometidos, laboratórios, seminários. Como se tornar um bom profissional sem as condições básicas de ensino? Prof. Marchioli, você não esta sózinho nessa luta, e só pretende melhorar a Famema, mais uma vez parabéns por abraçar essa causa.
    Abraços!!!

  6. Sabe Dr Marchioli,durante o curso da FAMEMA nós nos deparamos com a Unidade Educacional Eletiva,que na prática sao estágios obrigatórios aos quais os alunos devem fazer.
    Mas nesses estágios nao existe fiscalizacao,ou seja,nao há como provar se o aluno realmente está cumprindo com esses estágios.Muitos alunos que tem pais ou parentes médicos,ou as vezes nem isso,pedem para eles assinarem os eletivos como se os tivessem feitos de maneira correta,mas muitas vezes os alunos nao vao,de fato,a esses estágios.
    É tudo desorganizado,a Deus dará.Depende muito do interesse do aluno em fazer de maneira correta esses estágios.Eu,sinceramente nao aprovo.
    E tenho dito!!

  7. Medmargem…
    Bom,pelo menos era assim na minha época(2005 e 2006).
    Sabe Dr Marchioli,o que me deixa mais revoltado…É o fato de os dois primeiros anos do curso de medicina e de enfermagem serem juntos,partilhando das mesmas conferencias,tendo o mesmo caso clinico em tutorias,tendo tutores médicos dando tutoria para estudantes de enfermagem e tutores enfermeiros dando tutorias para alunos da medicina…
    Nada contra a enfermagem,até os admiro pois superam as dificuldades do curso, e conseguem sair bem formados.O fato é que os enfoques sao totalmente diferentes.
    É a mesma coisa voce juntar um curso de engenharia com um curso de arquitetura…
    Nao dá certo.Mais uma vez eu digo…são enfoque diferentes.Nessa historia os dois cursos saem prejudicados,cria-se um curso de medmargem,misturado,onde ninguem aprende nada,nem medicina e nem enfermagem.
    É quem teve essa idéia de juntar os dois cursos nos dois primeiros anos?? Ahh,foi o superpedagogo da FAMEMA…Dr Hissachi.Mais uma dele….
    É lamentavel estudar em uma faculdade que nem se quer consegue distinguir os dois cursos.A faculdade não consegue suprir as necessidades de um curso,com sua infra-estrutura parca,imagine com dois cursos!!!
    Gostaria de ver médicos e enfermeiros bem preparados para atender bem a sociedade,mas não vejo viabilidade nisso…Torço para que também os estudantes de enfermagem lutem por uma faculdade mais decente para eles.Melhores docentes,e um acesso ao Hospital de Clinicas, Unidade Clínico-Cirúrgica,na qual eles não frequentam atualmente….Do outro lado,observo que tambem há uma falta enorme de livros na biblioteca específicos para os estudantes de enfermagem,os quais muitas vezes pegam livros de medicina para estudar,tal como o Harrison(clinica-medica) e o Marcondes(pediatria).
    Mais uma vez,nada contra a enfermagem,mas eles estão se prejudicando ao pegar livros na biblioteca que não são enfoque deles.
    Dr. Marchioli,o senhor náo sabe como essa desorganização da Faculdade em querer juntar os dois cursos me irritava.Meus colegas,estudantes de medicina,não conseguiam pegar os livros próprios da medicina na biblioteca,pois os estudantes de enfermagem já os tinha pego.
    É UMA VERGONHA ATRÁS DA OUTRA.
    Torço para que essa palhaçada já tenha mudado.

  8. Creio que uma boa metodologia de ensino, professores qualificados e espaço físico adaptado com as atividades oferecidas pela faculdade sejam essências na formação de qualquer profissional. Contudo, quem faz realmente a diferença é o próprio “profissional do futuro”, pois se procurar suprir as limitações da universidade e as suas próprias limitações, mesmo com dificuldades, sempre será excelente naquilo que faz.

  9. Vai uma paródia com o discurso de Hugo Chavez quando criticava o presidente Bush,naquela época em seu mandato….
    Mr Danger,dirigente do quarto ano:
    Os seus alunos,bem como o diretório estão morrendo de medo do senhor Mr.Danger. O que é isso Mr Danger??? Para que tanto crueldade em querer proibir o diálogo e a democracia Mr Danger?
    Milhões de pessoas morreram durante a história mundial ao lutarem pela liberdade, Mr Danger!! Desde a revolucão francesa até os dias de hoje,Mr Danger!! A liberdade dos povos, a liberdade de pensamento e expressão e outras liberdades custaram muito caro a humanidade,para que o senhor a despreze no microcosmos da FAMEMA Mr Danger!!
    Quer ser um ditador impondo as normas e colocando medo nos alunos,que se candidate, então, Mr Danger para presidente da república e de um golpe de estado depois, Mr Danger.
    O senhor é cumplice de toda a situacao na qual vivencia a FAMEMA.Não tem dó dos alunos que querem lutar por um ensino melhor,pois grande parte deles. ou se mataram em seus 3 a 6 anos de cursinho,sonhando em passar em uma faculdade de medicina, onde espera-se encontrar ética e respeito, ou fizeram pouco tempo de cursinho,mas se mataram durante o ensino médio,Mr Danger… Muitos vieram de longe,e todos pagaram e pagam impostos altíssimos para o governo pensando que as faculdades publicas fossem a única coisa do Brasil que prestavam,Mr Danger!! A FAMEMA não é de graça, Mr Danger,também nao é sua,Mr Danger… A Famema é financiada por milhões de brasileiros que pagam,através do suor de seus rostos,pesados impostos,e o senhor ainda insiste em falar e discurssar de modo contrário Mr Danger… Como se a faculdade fosse só sua,Mr Danger…
    Colocando os alunos em Garça, onde médicos sem residência,e que fazem cursinho preparatório para tal,instruam os alunos do quarto ano,vc acha isso certo Mr Danger??
    Para finalizar…..Existem comparsas com o senhor também,como o Mr Evil,dirigente do internato,Mr Danger!!!Este humilha e xinga os pobres dos residentes,Mr Danger…
    Que os senhores pensem muito bem no que estão fazendo, Mr Danger..Sou catolico,e acredito em justiça divina.E o que o senhor Deus dá,o senhor Deus tira. Entendeu Mr Danger??? Entendeu Mr Evil???
    Seria a FAMEMA uma verdadeira VITRINE DE PSICOPATAS,Mr Danger???

  10. Silvia Maria , sou Psicóloga e quero deixar aqui minha opinião com relação a importância entre professor e aluno e o porque desta grande importância, pois, por intermédio da relação afetiva, o aluno produzirá cada vez mais e passará a ter mais envolvimento nas atividades da escola.
    Por meio da afetividade, o professor poderá influenciar no resultado da educação de seu aluno, investigando como a afetividade deve ser realizada dentro de sala de aula ou até mesmo fora da escola, para observar o rendimento do aluno e a relação professor-aluno e como pode ser feita para que professor e aluno cheguem a um objetivo, que é a aprendizagem.
    Compreende-se que afetividade tem um papel importante para o desenvolvimento cognitivo, motor e psicológico do aluno, pontos favoráveis da afetividade na relação professor e aluno no processo ensino aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental, que mostra que a afetividade é importante para relação motora e psicológica do aluno.Afetividade não é somente emoção, porque está ligada às questões filosóficas que englobam a amplitude da emoção e as questões relacionadas ao meio social. As relações afetivas são conduzidas através da interação constante dos indivíduos.

    Quando se fala de afeto inclui todas as habilidades cognitivas, como motora- psicológica, pois o afeto auxilia na aprendizagem do aluno, torna mais produtivo e agradável.

    Quando ocorre em sala de aula, a interação, a disposição e a atenção do professor em solucionar algumas dificuldades que o aluno possa ter na interação em grupo em que a auto estima aumenta, inclui vários comportamentos, experiências diferentes, e o professor deve atuar da mesma forma quando está interando com um só indivíduo.
    O afeto desenvolve um papel essencial no funcionamento da inteligência. Sem afeto, não haveria interesse nem motivação. A afetividade é atribuída como uma condição inevitável na construção da aprendizagem, mas, também não é suficiente.
    A afetividade influi no processo de aprendizagem e facilita, pois, nos momentos informais, os alunos aproximam-se do professor, trocando experiências, expressando opiniões e criando situações para, posteriormente, serem utilizadas em sala de aula.
    Aprendizagem abarca várias dimensões afetivas, cognitivas, motoras e psicológicas na prática individual e social do ser humano, dimensões que envolvem o grupo e o conhecimento individual. E o professor deve ter consciência de que manter um bom relacionamento com os alunos provoca a curiosidade e estimula as respostas que podem garantir o sucesso da aprendizagem.
    O aluno também contribui quando busca informação sobre o conteúdo dado, ampliando sua visão de mundo, buscando interagir com as aulas ministradas pelo educador.
    A escola deve trabalhar com a questão afetiva e cognitiva . O afeto é necessário e deve estar presente na relação dentro da sala de aula, favorecendo a aprendizagem, valorizando o papel do professor que tem grande importância na vida do aluno.

    Obrigada Marchioli,

    Síliva Maria
    Psicóloga
    Londrina -PR

  11. PARABENS PELA LUTA… ACREDITO QUE UM METODO EQULIBRADO, MISTO COM AULAS TRADICIONAIS E ASSOCIADA AO PBL SERIA UMA MELHOR OPÇÃO, CONHECI O METODO DO PBL, SINCERAMENTE MUITO COMPLICADO PARA O ALUNO BUSCAR O CONHECIMENTO DESSA FORMA, FICA MUITO SOLTO, O ALUNO SE SENTE PERDIDO SEM DIREÇÃO… A CONTAR QUE LABORATORIO PARA ALGUMAS DISCIPLINAS SAO PRIMORDIAIS…. O MUNDO EVOLUIU..O ENSINO SEGUE ESSA EVOLUÇÃO QUE DEVERIA SER USADA PARA MELHORAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS… JUSTO ESSE MOVIMENTO DOS ALUNOS PARA MUDANÇAS… PARTICULARMENE NAO GOSTEI DO METODO PBL,TIVE ESSA EXPERIENCIA EM 2003 E FOI DIFICIL ME ADAPTAR… ACHO Q A FERRAMENTA É OTIMA PARA SER USADA ASSOCIADA COM AS AULAS, SEMINARIOS, ETC NAO PRECISA SER DESCARTADA PQ TEM O SEU VALOR MAS USAR DE FORMA ASSOCIADA.

  12. A figura do professor em uma faculdade é essencial, ainda mais na medicina, enfermagem ou em outro curso universitário, onde coisas devem ser tratadas com seriedade e responsabilidade.
    A anos que a FAMEMA é considerada uma faculdade modelo em Marília… Bibliotecas e informáticas existem , mais nada disso é tão importante como um ensinamento explicado por profissionais qualificados, nessa área estamos lidando com vida.

    Segundo HIpocrates.

    “Nem a sociedade, nem o homem, nem nenhuma outra coisa deve ultrapassar os limites estabelecidos pela natureza.”

  13. Dr Machioli…E dificil pra nós colaboradores,entender o que realmente acontece…mais não tem como disfarçar que algo de podre acontece, é assustador a quantidade de locação. mesmo assim conseguimos ser uns dos melhores do pais, imagino como seria, se funcionasse de acordo como deveria ser. Tem o meu apoio.

  14. Bom,aí vai o que eu penso:
    Primeiramente, eu vejo, depois dessa perseguição toda, o possivel enfraquecimento do DACA frente ao movimento estudantil,pois todos querem se formar ai na FAMEMA sem dificuldades.Alguns docentes perseguem ou perseguiram os alunos,se utilizando até mesmo da frase da ditadura militar “Ame-a ou a deixe-a”. Quem é esse docente que disse essa frase pensa que ele é ??? O DONO DA FAMEMA????? Ou será que a faculdade é pública (ou seja, de todos). Seria isso um peculato??? Ou uma forma de manipulação extrema??? Será que ouvi a frase “Os incomodados que se retirem por parte de algum professor ??? Então não se tem direito de se criticar, pois caso contrário, o docente, de modo ridículo e desprezível,lhe dará insatisfatório em uma avaliação subjetiva de conceito, o que é totalmente abominável frente aos códigos de conduta da educação médica e da ética humana!!Que esse professor pense muito nessa postura que assume.Se não pode criticar,não há democracia,pois esta é a primeira qualidade do direito de liberdade de pensamento e expressão.Se não há democracia,entao não há direitos humanos,não há garantia de nada,se cria uma ditadura onde não há garantia nem de hierarquia, ou seja,nem no exército as coisas funcionam dese modo. Gozado,me faz lembrar do golpe militar de 1964… Queda da hierarquia e disciplina…pilares sustentáveis das forças armadas,desse modo não há garantia de nada.Como se a FAMEMA fosse igual as forças armadas…uma faculdade de medicina!!!
    Que esse professor pense e repense muito na sua conduta,pois caso contrário,cairá em contradicão.Esse professor é dirigente do 4º ano médico. Coitado dos alunos, estudaram a vida toda pensando em estudar em uma faculdade publica e de suposta qualidade e são tratados depois dessa maneira,sendo feitos de idiotas até o quarto ano, e sendo feito de escravos no internato. Nao é justo. Nao é humano…
    Não me calarei,ninguem me calará!! Mesmo estando em outra faculdade.Muito pelo contrário.Agora que cairei de pau….agora,nao há como os truculentos me perseguirem…Passei por poucas e boas aí na FAMEMA com certos docentes e vivenciando a péssima estrutura que a FAMEMA oferece. Por isso, Dr Marchioli,pode contar comigo para o que quiser.Continuarei ao seu lado para ajudá-lo no que for necessário.Tenho que valorizar os 5 anos de FAMEMA que fiz.Assim,continuarei lendo e postando no seu blog.
    Boa sorte a todos…

    1. Obrigado Marcelo pelo apoio, pois a verdade é uma só: os aunos fazem Famema porque é pública, e não porque tem PBL.
      O PBL serve de pano de fundo para se postular a sociedade que a instituição está com ensino de vanguarda…moderna…”de ponta “….”metodologias ativas de aprendizagem”…enfim..um oásis no meio do deserto de poucos recursos oferecidos pelo Estado à educação no ensino superior do Brasill…
      O discurso do PBL é cativante..mas o “PBL” made in Famema” é inexequível…
      O markenting, tenho que admitir, até me enganou por algum tempo, pois quando eu perguntava a um superior hierárquico que faltava conteúdo das disciplinas de medicina, a resposta sempre era a mesma; ” é uma primeira aproximação, e não se preocupe Marchioli, em algum momento o aluno achará esse tema importante, e voltará a estudar quando fizer sentido para ele”…
      Ai fui ter atividades de ensino-aprendizagem (precisamente nos ambulatórios de Neurologia) no quarto ano do curso de medcina, e lá pude ver e refletir a realidade: carência de conhecimentos extremamemte importantes: anatomia, fisiologia, patologia, imunologia, microbiologia, farmacologia, histologia, etc.
      Os alunos não têm aulas…é o método “PBL made in Famdma”.
      Alguém poderia ser piloto de avião téórico ? Sem ter aulas praticas de navegação, instrução de vôo por equipamento e visual ?
      Claro que não.
      Claro que não.
      Claro que não.
      Mas, aqui na Famema não tem laboratórios…e graduamos médicos…
      “Professores colaboradores da rede básica” (na verdade médicos que não passaram na residência médica na grande maioria), que com raras exceções, têm e desejam orientar alunos na rede básica, e nas intermináveis visitas domiciliárias…
      Nota 4,6 no Enade : alguém menos avisado, de outra cidade, de outro estado da federação, poderia imaginar que a “Famema” está sem problemas…
      “Voando baixo”, jargão da Fórmula 1.
      Caminha tudo a mil maravilhas…
      Não é a realidade…
      Precisamos contratar professores, criar laboratórios de histologia, fisiologia, patologia, farmacologia e microbiologia para ensino.
      Não temos…
      Medicina não se aprende em figuras de livros…
      Precisa de professores…de bons laboratórios…de aulas magnas… de seminários…reunião anátomo-clínica, etc.
      Enfim, Marcelo obrigado por esse importante apoio, pois os mais céticos poderiam achar que estou exagerando em minhas posições, sem balizamento, criando fatos, o que não é verdade…
      Vamos implantar o modelo misto de ensino- tradicional nas básicas e PBL do quarto ao sexto ano.
      Lutando por uma Famema melhor !
      Aguardando sempre seus pertinentes comentários para nos ajudar nesse movimento de reforma no ensino da Famema.

  15. A FAMEMA é um modelo de educação na área médica, por isso não se deve deixar uma nova metodologia de ensino revolucionária entrar no lugar, só porque alguns querem, sem pensar nos danos que isso pode acarretar. A figura do professor em uma faculdade é essencial, ainda mais na medicina onde coisas devem ser tratadas com seriedade e responsabilidade.

  16. Toda qualidade de vida passa e de realização passa pelo cuidado. A arte de cuidar é o caminho do verdadeiro viver. Parabéns pela iniciativa e desejo que outras pessoas possam compartilhar dessa mesma idéia e assumir essa mesma bandeira. Sonho que se sonha só é apenas um sonho. Sonho que se sonha juntos é uma nova realidade. Conte comigo!!! Abraços Nutritivos!

  17. Há tanto tempo que nos conhecemos, sei q qdo vc abraça uma causa é por amor, amor a medicina, a melhor saúde para as pessoas, para sociedade… penso, como pode um profissional da saúde não ter aulas práticas? por muito tempo ensinei pessoas a tocar piano, mas, só puderam aprender porque estive constantemente ao lado de cada um dos meus alunos, não tem como tocar piano teórico, é claro que a base de tudo é a teoria, mas precisa-se praticar, ou seja, tocar, tocar… acredito que na área da saúde seja assim tbem, até com muito mais afinco, pois trata-se de cuidar de pessoas, de vidas… enfim, não desista de lutar, estou com vc nesta causa e sei q a sociedade também está… abraço. ANA

  18. Boa tarde Prof. Dr. MIlton Machioli
    È com imenso prazer estar aqui, tenho muito respeito pelo seu trabalho, lhe conheço como pessoa.
    Sou Bacharel em Direito, e tenho a minha opinião formada sobre o professor estar presente nas aulas no nosso dia a dia é de extrema necessidade, pois eles nos passam a sua sabedoria e assim conseguimos memorizar.
    Precisamos é “Professores cultos” com responsbilidade e que gosta do que faz.
    Abraços !!!

  19. Não podemos deixar que o PBL vai acabar com o curso de medicina…
    Sem aulas, sem laboratórios, sem profesores fazendo aulas, sem seminários, supervisão de alunos na rede básica de saúde por médicos sem Residência Médica…enfim tudo é inaceitável… e os alunos se formando assim vão estar mal formados: sem curso de anatomia, fisiologia, histologia, patologia, farmacologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, bioquímica, estatística… sem aulas magnas, sem seminários..não há curso de medicina. Esse PBl é uma maneira de ter poucos professores, e dizem que esse ensino é de vanguarda, moderno. Os alunos pagam um curso preparatório – Med Curso- vão bem, e dá a entender que a faculdade é que está passando esses conteúdos…. O ensino tem de ser com qualidade, pois medicos tem que salvar vidas.

  20. Nâo há substituto para a experiência do mestre em sala de aula. Tive a honra e a satisfação de passar a graduação ao lado de professores exemplares na FMVZ-USP e fiquei chocada quando soube do estado de coisas na Famema…estão sucateando a formação dos futuros profissionais da área médica, e isso é muita irresponsabilidade….Os alunos precisam de um mentor, de um exemplo, a troca de idéias é fundamental para a construção do pensamento científico no jovem, para que este desperte para o questionamento, e isso não se encontra em nenhum livro de per si….não se trata de ser avesso à inovação, mas há que se tirar o chapéu aos bons frutos decorrentes do ensino dito ” tradicional”; além disso, a opinião dos futuros médicos também precisa ser levada em consideração! Eu acredito na sua causa e espero sinceramente que tudo se resolva para o bem maior dos alunos, e consequentemente, da sociedade como um todo. Precisamos de pessoas que tenham a coragem de dizer não às políticas educacionais arbitrárias ligadas à interesses outros que não a formação do caráter e o desenvolvimento da competência do aluno. Outro ponto importante: não se adquire um título de mestre ou doutor em 15 dias….isso sem falar na dedicação que é exigida no preparo de aulas, adequação de conteúdo…o professor precisa ser respeitado!! Boa sorte na sua luta e que vença o bom senso!

  21. Dr. Marchioli, não sou e nunca fui aluna da FAMEMA, mas sou “daquele tempo” em que os alunos respeitavam os docentes, “daquele tempo” em que além das aulas recebidas na faculdade, era necessário complementar o estudo com outros livros, mais horas de estudo, era importante tirar dúvidas, expor pontos de vistas. Fico triste em saber que uma instituição de ensino tão renomada e com um curso tão importante na vida da sociedade como um todo se mostre tão vulnerável em aderir por comportamentos tão vazios e consequentemente profissionais nem tão capacitados quanto precisamos ter. nos dias atuais. Admiro a sua luta e competência! Persista! Verá que não está sozinho e que nem tudo foi perdido nestes anos intensos de dedicação e que ajudou a formar profissionais qualificados que no passado não tão distante salvou o ser humano em diferentes circunstâncias. Um grande abraço!

  22. São muitos os responsáveis pela vitória de um aluno, mas os que estão atrás dela nem sempre recebem méritos justos. Há aqueles que, quando deveriam ser simplesmente professores, foram mestres, transmitindo seus conhecimentos e experiências; que quando deveriam ser mestres, foram amigos e em sua amizade compreende e incentiva seus alunos a seguirem seus caminhos. Milton sabemos da sua luta, sua dedicação, seu carinho em cada aula preparada, a constante disposição em ensinar, sua felicidade em ver um grande médico formado e saber que você fez parte dessa formação. Essa “piada” “barata””legalizada” não vai longe, pois não há mal que sempre dure. A postura defendida das aulas sem professor é no mínimo irresponsável, que nos leva há um questionamento: será que esses ditos profissionais estão com medo de mostrar sua incompetência?
    Amigo, continue forte e firme nessa luta, pois esse é e sempre será o caminho da melhor educação e formação médica. Saúde é coisa que não se brinca ! Grande abraço.

  23. Conheço o Dr. Marchioli há muitos anos como médico e como amigo, sei da sua competência e ética medica, um grande lutador pelos seus ideais, militante na medicina por amor a profissão, amor por salvar vidas, sempre apto a ajudar quem necessita, excelente e dedicado medico. Por isso, dou total apoio aos seus ideais, os quais são dignos de mestre. Por isso, não desista nuca desta caminhada, continue lutando pelo que acha certo, pois para ter/ser um bom profissional precisa de bons estudos e boas faculdades que ofereçam ensino de qualidade aos alunos, só assim se evitarão erros medicos como a midia constantemente vem mostrando, dos quais muitos são irreversiveis, irreparáveis por causarem graves danos ao bem maior que é a VIDA.

  24. Dr. Milton, estive lendo a respeito da ABP, e me veio a mente o mito do coletivismo.
    Ser autodidata, como o próprio nome diz é uma coisa individual, e não algo que conota pluralidade de pessoas. Um grupo de alunos explorando um problema clínico, sem qualquer base teórica para desenvolver as respostas, pode ser sim um problema, pois em um grupo, que seja de 10 alunos, a diferença de conhecimento entre os alunos pode existir, e nem sempre o que tem mais conhecimento é o que vai ter voz ativa no grupo. A ABP, certamente não é o melhor meio de ensinar para incipientes, e falo isso como leigo em Medicina. Um sistema análogo a esse na área do Direito já traria muitos malefícios, pior é na seara médica, onde a responsabilidade não é coisa que se brinca. Por fim, cito o que Ludwig Von Mises disse sobre o coletivismo: ” a aplicação das ideias básicas do coletivismo não podem resultar em nada senão desintegração social e a perpetuação do conflito armado”.
    Abraços.

  25. Ótimo Prof. Marchioli!!! Os fatos falam por si só. E o DACA? Por que parou? Parece que o Prof. está sozinho nessa luta por uma FAMEMA MELHOR. Será que o DACA está com medo de retaliação ou é mais um grupo que faz parte do quadro de hipocrisia? Tomara que não! Parece mais uma escondida proposital para evitar constrangimentos… mais não podemos negar que é estranho o comportamento… UMA IMAGEM diz mais que mil palavras! Continue sua luta Prof. Marchioli porque tornar o mundo um lugar melhor depende de cada um, de pequenas ações, principalmente nas interações sociais.

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