Isso é contra o método ! Surrealismo pedagógico ou Hipocrisia absoluta nas faculdades de medicina !

professor dormindo

Nesse modelo  de ensino “PBL made in Brazil” é proibido ter aulas  magnas, conferências, atividades práticas  em laboratórios de disciplinas básicas, etc.

É um surrealismo !

Ou hipocrisia absoluta !

Ambos !

Existem mecanismos de reprogramar o pensamento, como a programação neurolinguística usada como lavagem cerebral:

O método de submissão pretende produzir mudanças no comportamento da pessoa não se preocupando com suas atitudes ou crenças. Essa abordagem induz ao “Apenas Faça”.

O método da persuasão, ao contrário, pretende mudar a atitude e induz ao “Faça porque isso vai fazer você se sentir bem/feliz/saudável/bem-sucedido”.

Por último, o método de educação (chamado de “método de propaganda” quando não se acredita no que está sendo ensinado) está no topo da influência social e tenta afetar uma mudança nas crenças da pessoa, induzindo a ações do tipo “Faça porque você sabe que é a coisa certa a ser feita”.

Vamos aos quatro mecanismos para implantar um modelo de ensino “Isso é contra o método “:

Primeiro mecanismo de lavagem cerebral:

Surrealismo

Segundo os surrealistas, a arte de ensinar e aprender deve libertar-se das exigências da lógica, e da razão.

Os surrealistas rejeitam a razão e valores como pátria, professor, família, cristianismo, trabalho e honra.

Tudo é relativo na régua moral desses seguidores dessa doutrina.

As ideias conservadoras e o decoro devem ser subvertidos.

Segundo mecanismo de lavagem cerebral:

Maquiavelismo

Invoca para si o pensamento de Maquiavel “pelo que se nota que os homens ou são aliciados ou aniquilados”.

Aniquilar na academia qualquer resistência ao pensamento contrário, usar de tráfico de influência, e se preciso for mentir usando as ferramentas e meios da instituição.

Nesse cenário  hipotético dessa faculdade/universidade de que o ensino deve ser padronizado, hermético, rígido, inflexível  é  notadamente uma afronta  à Constituição Federal do Brasil que aduz em seu artigo 206:

In verbis :

Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;

III pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; [..]

Ora, se o professor não pode ensinar  pois a faculdade ou universidade impede de lecionar aulas,  haver seminários, e outras ferramentas de ensino, nota-se claramente as duas correntes anteriores:  o surrealismo ( destrói o conservador, os valores, e a lógica) e o maquiavelismo ( aniquilamento de qualquer professor ou aluno contrário ao modelo de ensino implantado).

Terceiro mecanismo de lavagem cerebral:

Avaliação Subjetiva

O  modelo de avaliação é de maneira subjetiva (poder concentrado pelo avaliador), e punindo com conceitos insatisfatórios os opositores ao modelo pedagógico implantado.

Quarto mecanismo de lavagem cerebral:

Cooptação Política

A cooptação é um sistema de  organização pela qual uma instituição nomeia internamente os seus próprios membros, sem dependência de critérios externos.

Caso os três mecanismos anteriores possam falhar,  o que é muito raro, a poderosa cooptação política entra em ação como remunerar bem os defensores do modelo “Isso é contra o método”, com altos valores salariais, e bons cargos, em tempo indeterminado.

“Isso é contra o método”, é na verdade o método que é,  e será sempre, contra o modelo de excelência desejado por alunos e professores comprometidos.

“Isso é contra o método” é o modelo que lembra a “Cosa Nostra” (literalmente, “Coisa Nossa”)!

Alunos inocentes creem no surrealismo implantado, e quando percebem já estão envolvidos na “cartilha ditatorial do isso é contra o método”.

Difícil se libertar e passar incólume aos quatro mecanismos.

Essa é a situação que de descortina em universidade/faculdade em que o ensino é centrado  no aluno, e nada de:  aulas, laboratórios abertos e com atividades práticas, pesquisa e concurso de professores.

Aí posso dizer:

“Isso é contra o ensino de qualidade”.

Os alunos de instituições públicas devem receber excelente formação, e não “gotas de reflexões do biopsicossocial” na grade curricular.

Isso é o marxismo cultural implantado com ares de vanguarda pedagógica.

E é o modus operandi implantado nas faculdades de medicina no modelo “PBL made in Brazil”.

Nosso repúdio a expressão “isso é contra o método” nas faculdades de medicina  no modelo “PBL made in Brazil”!

raiva 2

“Melhor mentira é aquela que é contada para a verdade nos revelar. Como o grito do despertador que nos acorda de um sonho, e ao abrir os olhos, percebemos que, mesmo não nos sentindo preparados, a realidade é mais perfeita que as nuvens surreais da fantasia que decidimos nunca despertar”.

Leandro Machado

3 comentários em “Isso é contra o método ! Surrealismo pedagógico ou Hipocrisia absoluta nas faculdades de medicina !”

  1. Se há uma coisa que o glorioso PBL conseguiu instituir de forma perfeita na FAMEMA foi a política do medo . Medo de ter dúvidas ( pois é contra o método ) , medo de criticar os “professores”(afinal , é ele quem ” avalia” todo o desempenho com base em um conceito de satisfatório ou insatisfatório, conceito aliás deveras subjetivo …) , medo de exigir aulas (palavra proibida no índex pedagógico do PBL).

  2. Caro Prof.,
    Eu estive pesquisando sobre os métodos das faculdades de medicina porque minha filha está prestando vestibular este ano.
    Não sou da área médica e confesso que fiquei muito confusa com este PBL.
    Eu pensei que o método tivesse um viés mais prático, mas com aulas teóricas concomitantes.
    Pelo que entendi não há aula teórica alguma. Só prática, com tutores que talvez não sejam médicos. Entendi corretamente?
    Outra coisa que me assustou foi o currículo. Comparado aos das escolas tradicionais parece quase inexistente. Entendi certo?
    Com este currículo tão enxuto, não seria mais difícil obter a revalidação do diploma da Famema na Europa? Porque há países como a Itália que exigem currículo detalhado deste o ensino fundamental. Como aceitariam este currículo tão enxuto e particular? Só UPP, sem especificar nenhuma matéria?
    Se fosse seu filho, preferia uma faculdade tradicional, ainda que paga, ao invés da Famema ou da Ufscar?
    Pelo que entendi, os cursos da UNESP e Famerp são muito superiores ao da Famema. Talvez não fosse assim no passado, mas no presente, é fato, como se a Famema tivesse feito uma escolha pelo enfraquecimento do curso. É isso mesmo?
    Desde já me desculpo pelas perguntas desagradáveis.
    Att.,

  3. Isso é ridículo!!!
    Mas os alunos não estão nem aí!!Depois o MEd Curso concerta. É só fazer 3 anos de aulinhas de video exposição na APM de Marília para superar o método falido dessa faculdade, a gloriosa Famema.33ª Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

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