RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2014. Curso de Medicina da Famema na 33ª posição do Brasil

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo  desde 2012.

Na edição de 2014 há dois produtos principais: o ranking de universidades e o rankings de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

A equipe do RUF pode esclarecer dúvidas metodológicas sobre os diferentes rankings, mas não fornece informações sobre processos seletivos, matrículas, calendário escolar e valor de mensalidades das instituições de ensino superior do país.

Ranking de universidades

Classifica as 192 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

Ranking de cursos

Cada uma das 40 carreiras com mais ingressantes no país foram avaliadas no ensino e no mercado de trabalho.

A  Famema, a qual adota o modelo PBL de ensino, foi avaliada pelos rigorosos critérios do Ranking Universitário da Folha em 2014, e está na 33ª posição geral no Brasil, porém a última colocada na classificação das faculdades de medicina publicas estaduais do Estado de São Paulo.

Famerp 18ª, Medicina Botucatu 7ª, Unicamp 4ª, Unifesp 2ª, e USP (São Paulo e Ribeirão Preto) 1ª.

A UFSCAR – faculdade de medicina- pública federal- ficou na 56ª posição, e adota o modelo PBL de ensino.

A Faculdade de Medicina de Jundiaí – pública municipal – 55ª posição.

E a Faculdade de Medicina de Taubaté- pública municipal- 63ª posição.

MEDICINA ESTADO DE SÃO PAULO - RUF 2014

Um comentário em “RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2014. Curso de Medicina da Famema na 33ª posição do Brasil”

  1. Caro professor Marchioli
    A folha de São Paulo mostra claramente que a faculdade não é aquela ilha de fantasias como prega a direção e a Atlética. A situação é preocupante e merece atenção. Acredito no potencial da FAMEMA.Mas muita coisa vai ter que mudar.A começar pela conduta de certos professores que atualmente se baseia em ameaças e no descumprimento de certos principios de etica e valores humanos.A mentalidade dos alunos tambem devera ser modificada.Mais união e menos disputas.Se todos de boa fé dessa faculdade se unirem por um bom motivo é passarem a reivindicar melhorias nas condições gerais do curso ,acredito que as coisas possam melhorar para o bem de todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *