RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2014. Avaliações dos Cursos de Direito de Marília e do Centro-Oeste Paulista

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha de São Paulo desde 2012.

Na edição de 2014 há dois produtos principais: o ranking de universidades e o rankings de cursos.

No ranking de universidades estão classificadas as 192 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.

Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

A equipe do RUF pode esclarecer dúvidas metodológicas sobre os diferentes rankings, mas não fornece informações sobre processos seletivos, matrículas, calendário escolar e valor de mensalidades das instituições de ensino superior do país.

Ranking de universidades

Classifica as 192 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado.

Ranking de Cursos de Direito de Marília e Centro-Oeste Paulista

Marília:

Garça:

RUF FOLHA 2014- GARÇA

Lins:

Tupã:

RUF FOLHA 2014- TUPÃ

Ourinhos:

Assis:

Santa Cruz do Rio Pardo:

Presidente Prudente:

São José do Rio Preto:

RUF FOLHA 2014- SÃO JOSE´DO RIO PRETO

Que os professores das instituições e alunos entendam que o Ranking Universitário da Folha é uma é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012.

Assumiu muita importância nos últimos três anos, sendo superior ao Enade, pois avalia, além do conceito do Enade (nota dos alunos 0-5), professores e sua qualificação (mestres e doutores), e sua contratação junto as faculdades e universidades.

Atualmente é a melhor ferramenta de se avaliar universidades, faculdades e cursos em todo o Brasil !

avaliação - mosaico

Um comentário em “RANKING UNIVERSITÁRIO FOLHA 2014. Avaliações dos Cursos de Direito de Marília e do Centro-Oeste Paulista”

  1. O resultado do “RUF” da Folha é a expressão da distorcida visão pedagógica que está implantada na Faculdade de Direito. Que se transformou em uma mescla de curso preparatório para ingresso na OAB com maquiagem de pesquisa e extensão. ÀS QUARTAS FEIRAS os alunos não desenvolvem pesquisa, têm aulas vagas; em plena era tecnológica, as lousas são de giz e os trabalhos manuscritos, como o aluno será preparado para o processo digital? e a dialética jurídica? Ela está presente somente na USP, PUC e Makenzie. Sou filha da Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, em um tempo que nossos mestres eram Juízes, Promotores, Delegados, Mestres e Doutores. Nós os revenerávamos, recebendo-os de pé, e apenas nos assentando quando por eles autorizados. Salve o Professor Carlos Roberto Gonçalves, hoje, no Tribunal de Justiça e catedrático de várias obras civilistas; Dr. Paulo Lúcio Nogueira, que nos prestigiava, nos chamando pelo nome; a temível administrativista, Professora Dra. Yara, nossos pais do Processo Civil: Dr. Eclair Ferraz Benedictti, Dr Nilton Dantas, Dr Júlio da Costa Barros. Os alunos não eram instrumento de meio de auto promoção. Para esses mestres, transmitir o Direito era um sacerdócio, e como tal, o desenvolviam com responsabilidade , compromisso e cumplicidade. Atualmente, em contato com alguns alunos, menciono obras que nos foram indicadas, das quais, sequer ouviram falar, não que Vicente Rao, Carlos Maximiliano, Nelson Hungria, Pontes de Miranda, JJ Carvalho dos Santos, Hely Lopes Meirelles, estejam fora de moda ou inapropriados para o Direito Moderno, é que não há comprometimento com o conteúdo do aluno. É assim que registro e lamento. (observação, cito os nomes de alguns mestres por exemplificação, todos foram excelentes no que se propuseram a fazer a seu tempo e modo. Obrigada, Mestres – XXV Turma – 1992)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *