A Caixa pedagógica de Pandora e a independência verdadeira do Brasil

caixa de pandoraRecebi e publico o belo texto do escritor e psiquiatra José Ademar, formado pela Universidade de São Paulo.

Ademar me manda essa missiva (ainda que por e-mail), a qual publico com todas as vênias para o nobre escritor:

Caro amigo Milton,

(boa sorte para você, seus familiares, seus amigos, seus colaboradores, seus alunos e todos nós!)

A Caixa de Pandora contém, segundo a mitologia grega,todos  os males do mundo, sendo aberta parcial ou totalmente  pela ordem natural dos fatos e das verdades sempre que este mister de vida se faça necessário para a ampliação da qualidade de nossa permuta com a essência da realidade que diz respeito a todos nós; restando, segundo a lenda, sempre a esperança como estímulo para a sintonia com o resplendor da renovação que se aproxima.

Estamos atravessando um momento crítico da  história humana  neste  planeta, que nos prepara para um salto intrínseco de qualidade através da passagem para um nível de consciência mais amplo sobre quem somos nós e quem o Outro realmente é.

Esta situação, que atinge em cheio o ser essencial e o ser social do homem, diz respeito não apenas ao que representamos em espírito e verdade, mas também ao funcionamento básico das leis da vida.

Como sabemos, as leis da vida não falham. Há três delas que chamam nossa atenção pela amplitude de seu significado intrínseco: a) tudo se relaciona; b) tudo se  transforma; c) lei de causa e efeito, ou de ação e reação, ou do choque de retorno.

Quando um ciclo de evolução menor vai dar lugar a um ciclo de evolução maior, o dinamismo de expressão extrínseca das leis da vida se acelera, para que o salto intrínseco de qualidade, que vai se processar, exija a participação de toda a potencialidade criativa e amorosa de nosso ser interior.

Tendo sido convidados a participar, ao lado de nossos pares essenciais, da frente desta luta individual e coletiva que, em nível planetário, já se iniciou, estamos testemunhando, segundo as evidências tão claras que se apresentam, a ampliação dos sinais reveladores que indicam, tanto por dentro como por fora, a eclosão de todas as virtudes da grande transformação que está chegando.

Sendo o Brasil reconhecido por todos, mesmo por aqueles que aparentam o mérito desta verdade não perceber, como o “país do sexto sentido planetário”, cabe à comunidade brasileira estar à altura do significado da missão específica  que o Brasil passa, a partir de agora, a representar na  história do conhecimento e no concerto libertário das nações  irmanadas pela expressão majestática do amor universal; apesar de um rápido golpe de vista superficial parecer não confirmar a autenticidade inegável desta verdade insofismável.

Para que este processo redentor que envolve a todos nós se acelere, está sendo totalmente aberta, a partir de agora, pela  Natureza mãe a Caixa de Pandora em sua pedagógica versão modernizada, situação especial de vida esta que vai determinar a intensificação dos abalos e das contradições de fundo renovador em todo o planeta.

Na prática, mais do que assistirmos com surpresa ao que está chegando, vamos participar com determinação de um espetáculo singular e glorioso para todos nós: a) a chamada classe média brasileira libertando-se de sua mórbida passividade anímica; b) as elites profanas brasileiras sendo destronadas, ao lado das elites profanas mundiais, da majestade pecaminosa de seu poder predador  e  venal; c) as classes populares brasileiras libertando-se  de  sua estarrecedora alienação secular de alma.

É  verdade que o pecaminoso e selvático sistema mercantilista mundial está com seus dias contados. través do resplendor pedagógico da efusão de tantas contradições naturais e através do manancial incontido de tantas comoções  de fundo terapêutico, vamos participar diretamente da luta gloriosa pela independência verdadeira do Brasil. Esta situação de vida privilegiada tem ligação essencial com a própria alma sagrada do planeta e atingirá diretamente as almas sagradas de todas as nações e de todos nós.

Que estejamos à altura, pela realeza da coragem lúcida e pelo desprendimento essencial de alma, da primazia desta venerável convocação por parte da Natureza mãe!

Grato pela sua atenção especial, caro amigo Milton.

Boa sorte para todos nós. Abraço caloroso.

José Ademar caixa de pandora -2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *