Cefaléia Tensional. Seminário. Curso de Medicina da Famema

cefaleia oculosSeminário de Cefaleia Tensional apresentado pelo acadêmico Mateus Mantovani – 4º ano do curso de medicina da Famema – Ambulatório de Cefaleia –  Ambulatório Mario Covas – disciplinas de Neurologia e Educação em Ciências da Saúde no ano de 2010.

As cefaleias tensionais manifestam-se geralmente de manhã ou às primeiras horas da tarde e pioram ao longo do dia.

Muitas vezes, sente-se uma dor mantida e moderada sobre os olhos ou a nuca, ou então uma sensação de pressão forte (como uma fita apertada à volta da cabeça), que pode acompanhar a dor.

A dor pode abranger toda a cabeça e por vezes irradiar para a região cervical.

Para distinguir as cefaleias tensionais das perturbações mais graves, o médico tem em conta a duração da dor e como o doente a descreve quanto à sua localização, o que a provoca e o que a alivia, e se está associada a outros sintomas, como enjoo, fraqueza, perturbações sensitivas ou inclusive febre.

A dor de cabeça de aparecimento recente que acorda a pessoa, e é invulgarmente aguda, contínua, que aparece a seguir a um traumatismo craniano, ou coincide com outros sintomas como formigueiro, debilidade, falta de coordenação, alterações da visão ou desmaios, é muito provável que não seja uma cefaleia tensional.

Nessa situação aguda provavelmente a causa seja um processo clínico grave que exija uma avaliação pelo médico o mais cedo possível.

O Ambulatório de Cefaleia recebe encaminhamentos do Departamento Regional de Saúde  IX do Estado de São Paulo.

Lutemos por uma Saúde Pública com qualidade !

sus - todos usam o sus

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *