Como identificar sociopatas no seu local de trabalho

psicopataSegundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a psicopatia é chamada de Transtorno de Personalidade Dissocial e a definição dada por esta é:

Transtorno de personalidade caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros. Há um desvio considerável entre o comportamento e as normas sociais estabelecidas. O comportamento não é facilmente modificado pelas experiências adversas, inclusive pelas punições. Existe uma baixa tolerância à frustração e um baixo limiar de descarga da agressividade, inclusive da violência. Existe uma tendência a culpar os outros ou a fornecer racionalizações plausíveis para explicar um comportamento que leva o sujeito a entrar em conflito com a sociedade.

Eles parecem atenciosos e dedicados ao trabalho, mas, na primeira oportunidade, apunhalam pelas costas colegas que confiaram neles. Mentem sistematicamente, arruínam funcionários e até cometem crimes, como fraudes na contabilidade e eliminação de qualquer prova que os condene.

Tudo para conseguir o que querem. Não se tratam de profissionais apenas ambiciosos. São o que os especialistas em comportamento chamam de psicopatas corporativos.

Para se fazer a analise de um indivíduo e concluir se esta apresenta sinais de psicopatia é realizado um teste psicológico nomeado “Escala de Hare”.

A ESCALA DE ROBERT HARE

Psiquiatras dão de 0 a 2 a cada um dos 12 tópicos abaixo, a partir da avaliação clínica e do histórico pessoal do paciente. A soma dos pontos é comparada numa escala, que determina o grau de psicopatia.

Características

1. BOA LÁBIA
O psicopata é bem articulado e ótimo marketeiro pessoal. Tem um encanto superficial. O psicopata tem alto poder de sedução e capacidade para manipular as pessoas no início de relacionamentos. Se disfarçam pela “máscara da sanidade”.

2. EGO INFLADO
Ele se acha o cara mais importante do mundo. Seguro de si, cheio de opinião, dominador. Adora ter poder sobre as pessoas e acredita que nenhum palpite vale tanto quanto suas ideias.

3. LOROTA DESENFREADA
Mente tanto que às vezes não se dá conta de que está mentindo. Tem até orgulho de sua capacidade de enganar. Para ele, o mundo é feito de caças e predadores, e não faria sentido não se aproveitar da boa-fé dos mais fracos.

4. SEDE POR ADRENALINA
Não tolera monotonia, e dificilmente fica encostado num trabalho repetitivo ou num casamento. Precisa viver no fio da navalha, quebrando regras. Alguns se aventuram em rachas, outros nas drogas, e uma minoria, no crime.

5. REAÇÃO ESTOURADA
Reage desproporcionalmente a insulto, frustração e ameaça. Mas o estouro vai tão rápido quanto vem, e logo volta a agir como se nada tivesse acontecido – é tão sem emoções que nem sequer rancor ele consegue guardar.

6. IMPULSIVIDADE
Embora racional, não perde tempo pesando prós e contras antes de agir. Se estiver com vontade de algo, vai lá e consegue tirando os obstáculos do caminho. Se passar a vontade, larga tudo. Seu plano é o dia de hoje.

7. COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL
Regras sociais não fazem sentido para quem é movido somente pelo prazer, indiferente ao próximo. Os que viram criminosos em geral não têm preferências: gostam de experimentar todo tipo de crime.

8. FALTA DE CULPA
Por onde passa, deixa bolsos vazios e corações partidos. Mas por que se sentir mal se a dor é do outro, e não dele? Para o psicopata, a culpa é apenas um mecanismo para controlar as pessoas.

9. SENTIMENTOS SUPERFICIAIS
Emoção só existe em palavras. Se namorar, será pelo tesão e pelo poder sobre o outro, não por amor. Se perder um amigo, não ficará triste, mas frustrado por ter uma fonte de favores a menos.

10. FALTA DE EMPATIA
Não consegue se colocar no lugar do próximo. Para o psicopata, pessoas não são mais que objetos para usar para seu próprio prazer. Não ama: se chegar a casar-se e ter filhos, vai ter a família como posse, não como entes queridos.

11. IRRESPONSABILIDADE
Compromisso não lhe diz nada – tende a ser mau funcionário, amante infiel e pai relapso. Porém, como a família e os amigos são fonte de status e bens materiais, para cada mancada já tem uma promessa pronta: “Eu mudei. Isso nunca mais vai acontecer de novo”.

12. MÁ CONDUTA NA INFÂNCIA
Seus problemas aparecem cedo. Já começa a roubar, usar drogas, matar aulas e ter experiências sexuais entre 10 e 12 anos. Para sua maldade, não poupa coleguinhas, irmãos nem animais.

Fonte Without Conscience, de Robert Hare, The Guilford Press, 1993.

Na empresa tem essas características:

Tem um encanto superficial. O psicopata tem alto poder de sedução e capacidade para manipular as pessoas no início de relacionamentos. Se disfarçam pela “máscara da sanidade”.

Mente sistematicamente – Mentir é uma “ferramenta de trabalho” do psicopata.

Não sente afeto – É indiferente ao sentimento dos que o rodeiam.

Não tem moral ou ética – Ética e moral não existem – apenas necessidades e objetivos a serem alcançados.

É incorrigível – Como não tem moral ou sentimento de culpa, a mente do psicopata não vê motivos para corrigir o seu comportamento.

É um hábil manipulador – Não mede esforços para mudar as aparências e trazer as pessoas para o seu lado nas mais adversas situações.

Não é social – Por ser excessivamente egocêntrico, tem dificuldade de se relacionar com as pessoas. Só faz isso quando há interesse em benefício próprio.

O psiquiatra forense  Michael Stone examina a mente criminosa usando uma escala de sua autoria – Índice da Maldade – que decodifica o motivo, o método e a mente do psicopata.

Ao analisar essas mentes distorcidas, o psiquiatra forense descobre detalhes ocultos em mentirosos compulsivos e predadores em série.

Abaixo uma lista de psicopatas famosos avaliados pelo médico psiquiatra Michael Stone.

Exemplos na vida prática:

No seu local de trabalho você já foi chamado para uma conversa na sala de um desses psicopatas  e saiu com sua autoestima destruída.

A secretária que se tornou advogada e agora o trata como problema na empresa, pois é puxa-saco do patrão.

O Diretor da  Faculdade Pública que é corrupto exige ética profissional com seus colegas de trabalho e  exige urbanidade no trato seus pares (leia-se amigos corruptos)

Pois bem, você está em uma instituição com sociopatas ou psicopatas clássicos.

psicopatas

Um comentário em “Como identificar sociopatas no seu local de trabalho”

  1. Que isso sirva de base para muitos aí da FAMEMA,professor MArchioli.Aí nessa faculdade existe uma proporção anormal de psicopatas,tanto por parte do corpo discente como pelo corpo docente.São professores que perseguem e sacaneiam alunos,fazem inclusive assédio moral e sexual contra muitos aí.Tudo isso com ameaça do conceito insatisfatório que pode reprovar o aluno.Por parte de alunos também!!Quantos deles são mais do que cumplices da situação DEPLORÁVEL que se encontra essa faculdade,no plano material e no plano moral.Muito importante esse texto,uma vez que pode ajudar certas pessoas que trabalham aí,inclusive professores,que estão cansados de ver tanta coisa errada com o tratamento dos alunos e dos pacientes. A FAMEMA, no meu ponto de vista ,é uma grande VITRINE DE PSICOPATAS,com algumas exceções,é claro…Deus perdoe muitos daí dessa faculdade,mas acho que vai ser difícil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *